#141 - Após ter citado trecho de discurso nazista em vídeo nas redes sociais, o agora ex-secretário da Cultura foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. Roberto Alvim defendeu a frase e afirmou que ela expressa "o ideal de construção de arte nacional".
***1) O presidente Jair Bolsonaro comunicou no início da tarde de sexta-feira, dia 17/01, a demissão de Roberto Alvim da secretaria especial de Cultura. O desligamento veio após a divulgação de um vídeo em que o secretário citou frase do ministro nazista Joseph Goebbels, em vídeo sobre o Prêmio Nacional das Artes, e afirmou que defendeu a declaração para o presidente. De acordo com o presidente, o pronunciamento de Alvim foi infeliz e "ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência". Horas antes de ser demitido do cargo, Alvim conversou com a reportagem da Gazeta do Povo em Brasília. O editor de Ideias, Jones Rossi, comenta todo o caso neste episódio do podcast 15 Minutos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.