A indicação do policial federal José Fernando Moraes Chuy para o mandato de Corregedor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desagradou servidores. Em nota, divulgada nesta quarta-feira (31) a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da ABIN (Intelis) manifestou a indignação.
“Causa estranheza a atual Corregedora ser retirada do cargo a que poderia ser reconduzida quando as autoridades que possuem investigação em curso sobre a estrutura paralela que parasitou a Abin expressam a total cooperação da corregedoria do órgão no caso”, diz a nota.
De acordo com a Intelis, a indicação de Chuy demonstra "um inequívoco sinal de desprestígio aos servidores da ABIN por parte de sua Direção-Geral, uma vez que a agência possui em seus quadros servidores aptos a ocupar a função".
"Trata-se de um claro conflito de interesses, uma vez que o indicado é policial federal e oficial da reserva do Exército, e a 4ª fase da Operação Última Milha aponta policiais federais e um militar como figuras chave do esquema”, acrescentou.
Contudo, a Intelis também reforçou que “o indicado não possui experiência em matéria correcional e nem em legislação afeita à Inteligência de Estado, o que levanta a necessidade de justificativa para o que parece violar o princípio da impessoalidade”.
Quem é o indicado para a corregedoria da Abin
O delegado Chuy foi indicado para assumir o posto da Lidiane Souza dos Santos, que permanecerá no cargo até o dia 31 de agosto.
Chuy é próximo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele atuou na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Moraes ocupava a presidência da Corte.
Caso assuma o cargo, o delegado poderá ser responsável por apurações que envolvam alvos da Operação Última Milha, que mira o funcionamento da "Abin paralela".
"Em demonstração de que não tememos um controle justo e bem feito, mas sim eventuais desvios de finalidade, perseguições ou parcialidade, caso a Direção-Geral do órgão realmente não vislumbre servidor orgânico da Abin apto a assumir o posto, solicitamos que seja indicado um servidor orgânico da CGU (Controladoria-Geral da União) para a função”, concluiu a Intelis.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF