Ouça este conteúdo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), tomam posse na Presidência da República na tarde deste domingo (1.º). Acompanhe ao vivo as solenidades da posse.

CARREGANDO :)

Programação da posse

CARREGANDO :)

A programação da posse de Lula está marcada para começar às 13h30, com a chegada de autoridades e representantes ao Congresso Nacional. Às 14h30 está prevista a saída da Catedral Metropolitana de Brasília do cortejo que levará Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios rumo ao prédio do Congresso.

No Congresso Nacional, Lula, Alckmin e suas respectivas esposas devem ser recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o cronograma previsto pela transição, esse desfile deve demorar cerca de 10 a 15 minutos.

Publicidade

Pontualmente às 15 horas será aberta a sessão solene da posse no Congresso Nacional, com a execução do hino nacional, feito o juramento de respeito à Constituição e a leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos. Em seguida haverá pronunciamentos de Lula e do presidente do Congresso Nacional. Essa parte da cerimônia deve durar cerca de uma hora.

Após a sessão no Congresso Nacional, Lula seguirá para o Palácio do Planalto, por volta das 16h20, onde deve subir a rampa e fazer um discurso no Parlatório para o público presente na Esplanada dos Ministérios. O local é onde, tradicionalmente, ocorre a passagem da faixa presidencial. Neste ano, no entanto, não haverá a participação do presidente Jair Bolsonaro, que se negou a participar e viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira (30), antes mesmo do fim do seu mandato.

Após a troca de faixa, Lula seguirá para o Itamaraty, onde irá confraternizar com os chefes de Estado que confirmaram presença na posse. Ao todo, estão confirmadas 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de Governo e de Poder, além de ministros de negócios estrangeiros e enviados especiais. O evento contará ainda com a presença de representantes de organismos internacionais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]


Publicidade