Ouça este conteúdo
Frederick Wassef, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está sendo investigado na operação da Polícia Federal que apura a venda de relógios sauditas. Wassef divulgou uma nota que afirma nunca ter vendido ou oferecido nenhuma joia e que ficou sabendo da existência delas apenas este ano em matérias divulgadas na imprensa.
A PF, investiga o caso de um relógio da marca Rolex que foi recebido de presente por Bolsonaro em 2019 na viagem para a Arábia Saudita e o Catar. Wassef foi alvo de busca e apreensão na última sexta-feira (11). As autoridades apontam as investigações para o trio: Frederick Wassef, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o pai dele, o general da reserva do exército, Mauro Lorena Cid.
A nota de Wassef ressalta a sua inocência," a primeira vez que tomei conhecimento da existência das joias foi no início de 2023 pela imprensa, quando liguei para Jair Bolsonaro e ele me autorizou como seu advogado a dar entrevistas e fazer uma nota à imprensa. Antes disso, jamais soube da existência de joias ou quaisquer outros presentes recebidos. Nunca vendi nenhuma joia, ofereci ou tive posse. Nunca participei de nenhuma tratativa, e nem auxiliei nenhuma venda, nem de forma direta ou indireta. Jamais participei ou ajudei de qualquer forma qualquer pessoa a realizar nenhuma negociação ou venda", diz o advogado.
A investigação da Polícia Federal aponta para uma participação em parceria de Wassef e Mauro Cid na recompra das joias. Segundo a PF, Cid conseguiu vender o relógio, e o seu pai Lourena Cid recebeu o dinheiro na conta pessoal dele e coube ao Wassef recomprá-lo. A operação se baseia nas mensagens trocadas entre eles.
O inquérito ainda esclarece que “os valores obtidos das vendas dos objetos teriam sido convertidos em dinheiro vivo e sem utilização do sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a sua origem”.
Por fim, Wassef se diz vítima de um esquema de mentiras que tem como objetivo incriminá-lo a qualquer custo. "Como advogado de Bolsonaro venho informar que, uma vez mais estou sofrendo uma campanha de Fake News e mentiras de todos os tipos, além de informações contraditórias e fora de contexto. Fui acusado falsamente de ter um papel central em um suposto esquema de vendas de joias. Isto é calúnia que venho sofrendo e pura mentira. Total armação".