A Polícia Federal brasileira deve receber, nos próximos dias, as imagens do Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, que devem apontar as circunstâncias das hostilidades contra o ministro Alexandre de Moraes e familiares em meados de julho. O magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) foi abordado na capital italiana quando retornava ao Brasil de um evento em que participou.
O Ministério da Justiça confirmou à Gazeta do Povo que a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) teve autorizado o envio das imagens pelas autoridades italianas, e que serão encaminhadas à PF assim que chegarem ao Brasil. O material foi remetido “de forma física”.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), responsável pelos pedidos de cooperação jurídica internacional, informa que as autoridades italianas autorizaram o envio das imagens do circuito de segurança do aeroporto de Roma, que registraram a agressão à família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse o ministério em nota.
Os responsáveis pela suposta agressão seria o casal Roberto e Andréia Mantovani e o parente, Alex Zanatta Bignotto. A defesa dos envolvidos afirmou que vai pedir acesso às imagens assim que chegarem ao Brasil e antes de serem encaminhadas à perícia.
Os suspeitos já foram ouvidos pela PF e afirmaram que poderiam ter apenas esbarrado no filho de Moraes após críticas por não conseguirem acessar a sala VIP do aeroporto, em que o magistrado teria entrado sem restrições. Já o ministro afirmou à autoridade que foi xingado de “comunista”, “bandido” e “comprado”, e que teria “fraudado as urnas e roubado as eleições”. As alegações de Moraes foram negadas pela defesa do casal Mantovani.
Além disso, Roberto e Andréia dizem “que foram, em especial Andréia, gravemente ofendidos por mencionado jovem que, em duas oportunidades, os desrespeitou, com ofensas extremamente pesadas, o que somente cessou quando da intervenção do Ministro Alexandre de Moraes, que o reconduziu ao interior da sala VIP”. O caso corre em sigilo.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF