Segunda leva de notificações da AGU pede que órgãos adotem providências contra servidores citados em ações penais do 8/1.| Foto: André Borges/EFE
Ouça este conteúdo

A Advocacia-Geral da União anunciou nesta quarta (12) que notificou mais cinco entidades e órgãos públicos de estados e municípios sobre servidores que foram tornados réus por participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. É a segunda leva de notificações para que as repartições adotem medidas contra os citados.

CARREGANDO :)

Segundo a AGU, os servidores citados nas ações fazem parte da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas do Distrito Federal, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Fundação Hospitalar de Minas Gerais e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras.

A AGU afirma nos documentos que “não só a União, mas também Distrito Federal, estados e municípios devem defender a democracia e atuar de forma cooperativa no tema”. Os réus citados nas notificações tiveram as denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos que apuram os supostos incitadores e executores dos atos.

Publicidade

O STF já julgou ações penais contra 1.290 pessoas, sendo que 250 seguem presos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]