O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para o dia 13 de dezembro a sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Weverton Rocha (PDT-MA) será o relator no colegiado.
Weverton é do mesmo estado que o ministro da Justiça. Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que organizaria um "esforço concentrado" para analisar nomes de autoridades para novos cargos. Além de Dino, o presidente também indicou o vice-procurador-eleitoral, Paulo Gonet, para comandar a procuradoria-Geral da República (PGR).
“Informo que a sabatina do indicado ao STF será no dia 13 de dezembro, em reunião ordinária da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), com a relatoria do competente senador Weverton Rocha”, anunciou Alcolumbre na rede social X. A sabatina de Gonet deve ocorrer na mesma semana que a do ministro da Justiça.
Para assumir o cargo, o indicado precisa ser sabatinado e aprovado pela CCJ e receber o apoio de, pelo menos, 41 senadores em votação no plenário da Casa. Nas redes sociais, Weverton disse ser uma honra para os maranhenses a indicação de Dino.
“Muito bem vinda a indicação do presidente Lula de Flávio Dino ao STF e de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República. São dois nomes de inquestionável capacidade. E para nós maranhenses é uma honra ver Dino, um conterrâneo, sendo indicado para compor a Corte Suprema”, afirmou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF