Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pronunciamento

Moraes pede comparecimento às urnas “com tranquilidade” e reforça que assédio eleitoral é crime

Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, faz pronunciamento neste sábado (29) (Foto: TSE)

Ouça este conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (29), um dia antes das eleições gerais no país, quando estão em disputa a presidência da República e as cadeiras de governadores em 12 estados brasileiros. Ao longo do seu pronunciamento, Moraes defendeu o comparecimento dos eleitores nas urnas: “Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para, juntos, construirmos um país melhor. Você, que não votou no primeiro turno, não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã (30)”.

O ministro também mencionou o esforço do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar o transporte público gratuito e pediu que o eleitor vote com “tranquilidade, liberdade e sabedoria”, reforçando que o voto é secreto, que não há possibilidade de entrar com celular na cabine de votação e que assédio eleitoral deve ser denunciado.

“O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual”, disse o ministro, pedindo que eleitores não permitam nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios “para constranger sua liberdade de votar”.

Uma das marcas negativas da campanha eleitoral de 2022, o assédio eleitoral é crime, "inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado", enfatizou Moraes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.