Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Articulação

Aliado de Lula que indicou ministra do turismo diz que troca está indefinida

Lula
Waguinho Carneiro diz que saída de Daniela, do Turismo, vai ser decidida por Lula na próxima semana. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O prefeito da cidade fluminense de Belford Roxo (RJ), Waguinho Carneiro (Republicanos-RJ), disse que a possível troca da ministra do Turismo, a esposa Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), ainda não está definida e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai decidir na próxima semana.

A saída de Daniela é dada como certa por conta da articulação de Lula com o União Brasil, que pretende aumentar o espaço na Esplanada dos Ministérios ao colocar o deputado Celso Sabino (União-PA) na pasta em troca de mais votos na Câmara dos Deputados.

Waguinho Carneiro disse que recebeu um telefonema do presidente tranquilizando-o da troca e que não será abandonado, mas que será consultado sobre a possível troca.

“Se o presidente Lula entender que o ministério tem que ser entregue para o deputado Celso Sabino [União-PA] é a vontade do presidente e nós não iremos contra o presidente nesse sentido”, disse à CNN Brasil nesta quinta (8).

Apesar de Daniela ser filiada ao partido, o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, já indicou ter preferência por Sabino na pasta. Waguinho, no entanto, criticou o partido e disse que o objetivo do União Brasil é ampliar o poder sobre o próprio presidente. “Ele [Bivar] não ficará satisfeito e vai começar a pedir cargos, emendas para os deputados, mais orçamento para o ministério”, completou.

O União Brasil detém, atualmente, três ministérios na Esplanada: Turismo, com Daniela Carneiro; Integração Regional, com Waldez Góes (PA) e Comunicações, com Juscelino Filho (MA). No entanto, Daniela faria parte da chamada “cota pessoal” do presidente por conta do aliado fluminense, o que justificaria o pedido do partido para a troca por um nome da própria legenda.

Em entrevista ao jornal O Globo, Bivar disse que Sabino é a preferência do partido e que “goza de grande prestígio junto à bancada, tem boa interlocução com todos os líderes partidários e condições de fazer um belo trabalho, tanto no ministério, quanto na articulação com os nossos quadros, trazendo apoios”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.