#98 - Aliança pelo Brasil, o novo partido de Bolsonaro; e Lula pode ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional?
***1) O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (12) que vai deixar o PSL. O anuncio foi feito em reunião com parlamentares apoiadores do presidente, no Palácio do Planalto. Na reunião, Bolsonaro anunciou a criação de um novo partido, Aliança pelo Brasil. O partido já vai ter a primeira convenção nacional no próximo dia 21, em Brasília. No evento serão debatidos o estatuto e as diretrizes da legenda. A criação desse novo partido por parte do presidente da República vai ser comentado pelo correspondente, em Brasília, Olavo Soares.
***2) A Lei de Segurança Nacional abrange crimes contra a integridade territorial e a soberania nacional; o regime representativo e democrática, a federação e o Estado de Direito; e a pessoa dos chefes dos Poderes da União. Com base nela, o presidente Jair Bolsonaro fala em enquadrar o ex-presidente Lula, alegando que seu discurso tem representado afrontas ao estado de paz e à soberania brasileira. O repórter de República, Roger Pereira, explica se isso é possível.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF