O Amazonas teve recorde no número de incêndios em julho deste ano. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 4.241 focos de queimadas, maior número desde 1998, quando o órgão começou a monitorar incêndios na região.
Em julho de 2023, foram detectados 1.947 focos. O resultado do mês passado representa um aumento de quase 118% ante o mesmo período do ano anterior, segundo apuração do portal g1. O Amazonas enfrenta uma emergência ambiental com o aumento das queimadas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) debateu nesta quinta-feira (1º) com o Ministério do Meio Ambiente ações integradas de prevenção e controle aos incêndios florestais. Também participaram do encontro o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e representantes dos demais Estados da Amazônia Legal.
“Nós estamos vivenciando a maior seca já registrada desde o início das medições, em 1980, e o Amazonas já está criticamente afetado. Essa é uma condição anômala para a região, que favorece o aumento das ocorrências [de queimadas], por isso é tão importante que cada ente federativo empenhe seus esforços e alinhe as estratégias para ampliar os impactos de combate”, disse o secretário da Sema, Eduardo Taveira, em nota.
O município de Apuí (AM) lidera o ranking das dez cidades que mais registraram focos de calor. “Em Apuí, o Corpo de Bombeiros tem atuado com a intensificação de combate aos incêndios desde o mês de junho, por meio da Operação Aceiro 2024, que abrange municípios do sul do Amazonas e da região metropolitana de Manaus, com maiores índices de focos de incêndio”, disse o governo, em nota no site oficial, no último dia 25.
Além da operação Aceiro, o governo do estado realiza as operações Tamoiotatá e Céu Limpo para combater os focos de incêndio.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião