O cientista político Juliano Corbellini, amigo próximo do ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, tornou-se sócio da Nacional Comunicação, uma das agências de publicidade que atendem à Presidência da República.
Corbellini assumiu a posição de vice-presidente de Comunicação Institucional na empresa, que também presta serviços para os ministérios da Saúde, das Cidades e do Desenvolvimento Social. De acordo com registros oficiais, a associação ocorreu em março deste ano após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo apuração da Folha de São Paulo publicada neste sábado (21) a partir de dados cedidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Segundo o jornal, a relação de amizade entre Pimenta e Corbellini tem raízes no movimento estudantil no Rio Grande do Sul, onde o publicitário é padrinho de um dos filhos do atual chefe da Secom. Dados da LAI apontam que Corbellini esteve na Secom, no Palácio do Planalto, pelo menos quatro vezes desde o início do governo Lula.
Registros mostram que o publicitário também acessou o Palácio do Planalto em 22 dias nos três primeiros meses do governo, antes de sua associação à agência.
No final de 2022, durante a transição de governo, Pimenta organizou uma reunião com representantes das agências que prestam serviços à Presidência. Curiosamente, Corbellini participou desse encontro três meses antes de se tornar sócio da Nacional.
Corbellini explicou à Folha que integra a equipe da Nacional com “uma pequena participação societária” e que, ao ingressar na empresa, “ela já tinha todos os contratos atuais”. Ele afirma atuar na área de planejamento da agência para todos os clientes, incluindo órgãos do governo federal.
O cientista político destacou a experiência de mais de 20 anos em comunicação política, governamental, planejamento e campanhas eleitorais, incluindo trabalhos para figuras políticas como Manuela D'Ávila (PC do B-RS), Alexandre Kalil (PSDB-MG) e Flávio Dino (PSB-MA), atual ministro da Justiça de Lula.
Por meio da assessoria de imprensa da Secom, Pimenta esclareceu que a Nacional é apenas uma das mais de 20 agências que prestam serviços ao governo federal. Todas, diz, foram contratadas por meio de processos licitatórios realizados no governo anterior.
Pimenta ressaltou que a Secom tem a atribuição de planejar e coordenar campanhas publicitárias do governo, e, portanto, a participação de reuniões com representantes de agências é algo regular. O ministro destacou que as agências que atendem o governo federal atendem a critérios técnicos e jurídicos verificados por órgãos federais competentes.
Quanto ao envolvimento de Corbellini em campanhas eleitorais de aliados do governo, incluindo o ministro da Justiça, Pimenta afirmou que isso não representa um conflito de interesses e não impede sua participação em licitações e na prestação de serviços.
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