O deputado Antonio Brito (PSD-BA) anunciou nesta quarta-feira (13) a retirada de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Em coletiva de imprensa, acompanhado por colegas de partido e pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, Brito revelou que decidiu apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo cargo.
Segundo Brito, sua decisão reflete a vontade majoritária da bancada do PSD que passa apoiar Motta, desde que seja “respeitado o critério de proporcionalidade”, com foco nas vagas para as maiores bancadas. Pelo acordo fechado, o partido deve ter, no próximo ano, a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), além da 3ª ou 4ª Secretaria da Mesa Diretora.
"A bancada decidiu, por proposta minha, retirar a candidatura nossa a presidente da Câmara para que possamos dar sequência ao processo que corre, com as demais lideranças da Casa e apoiar Hugo Motta”, declarou Brito, que é o atual líder do bloco partidário formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos, o segundo maior bloco da Casa.
Com a saída de Brito, a corrida pela presidência da Câmara fica oficialmente entre duas candidaturas: Hugo Motta (Republicanos-PB) e Elmar Nascimento (União-BA).
Em julho deste ano, Brito foi apontado como um dos candidatos com maior simpatia dos governistas e até mesmo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a preferência por Brito mudou após o PT e o PL confirmarem o apoio em Hugo Motta.
Na última semana, Motta conquistou o apoio do PSDB, Cidadania, PSB e PDT para a sua candidatura. Ele conta agora com o apoio formal de dezesseis partidos, além do apoio do presidente Arthur Lira (PP-AL), o que totaliza mais de 400 votos, enquanto o necessário para a eleição é 257 votos – a maioria absoluta dos 513 deputados.
A eleição que definirá a nova Mesa Diretora está prevista para o início de fevereiro, com a data ainda a ser confirmada. Além do cargo de presidente, serão definidos os ocupantes das funções de 1º e 2º vice-presidentes, e de 1º, 2º, 3º e 4º secretários, que compõem a Mesa Diretora da Câmara.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião