*Conteúdo corrigido
Manifestantes se reuniram neste domingo (9) em um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, para pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A manifestação foi convocada pelo comentarista e advogado de direita Marco Antônio Costa.
Entre os presentes no atos estavam a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), os deputado federais Marcel van Hattem (Novo-RS) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), e o ex-desembargador e advogado de réus do 8 de janeiro, Sebastião Coelho.
A família Bolsonaro e aliados mais próximos do ex-mandatário não estiveram no protesto, que ocorreu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).
No dia 31 de maio, Marco Antônio disse à coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo, que a mobilização seria da sociedade civil, sem intenções político-partidárias. Os participantes defenderam a liberdade de expressão e pediram a soltura de pessoas presas pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Apesar de eu achar que não é Xandão coisa nenhuma. É Xandinho, porque quem usa de seu poder para abusar dele… é Xandinho, é minúsculo”, disse Marcel van Hattem durante o protesto. Zambelli disse que participou do evento "como ativista" e defendeu Bolsonaro. "Com minha própria honra defendi esse homem [Jair Bolsonaro]", afirmou.
"Hoje, respondo a oito inquéritos criminais no Supremo Tribunal Federal, 20 processos por supostas fake news durante as eleições defendendo o meu presidente, 4 processos de cassação no TSE e mais de 80 na primeira e segunda instância. Do meu salário desse mês de R$ 44 mil, que é um absurdo a gente ganhar isso enquanto o povo está passando fome, sobraram R$ 3 mil de tanta multa que eu levei", afirmou a deputada.
Além de Moraes, Sebastião Coelho criticou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Edson Fachin a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. "[Eles já deram provas de que não são pessoas que merecem a confiança do povo brasileiro", afirmou o advogado.
Errata
*Ao contrário do que foi informado na primeira versão deste texto, o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP) não participou da manifestação realizada no domingo (9) na Avenida Paulista, em São Paulo. Pedimos desculpa pelo erro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF