Ouça este conteúdo
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, afirmou que espera o afastamento do deputado André Fufuca (PP-MA), que assumirá o Ministério do Esporte, das decisões partidárias. Fufuca é presidente do diretório da legenda no Maranhão. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o deputado irá substituir a ex-atleta Ana Moser no comando da pasta.
“Eu sou contra a participação do nosso partido nesse governo. Espero que o André [Fufuca] tenha entrado hoje com seu pedido de afastamento das decisões partidárias. Ele é presidente do diretório do Maranhão, pedi que ele mandasse a carta hoje, senão vai ter que ser afastado. Espero que seja uma atitude dele”, disse Nogueira em entrevista à Jovem Pan News, nesta segunda-feira (11).
Não é a primeira vez que o senador sinaliza punições partidárias para quem entrar no governo Lula. Em julho, por exemplo, o senador ressaltou que a adesão de membros do PP ao governo será apenas por parte da Câmara, mas que é ele quem manda no partido. Ciro ainda criticou o jeito com que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “comanda a Câmara, muito me recolhi para não desautorizá-lo”.
Durante a entrevista desta segunda, Nogueira ressaltou que já conversou com Fufuca e acertou a saída do novo ministro das decisões partidárias. “Não temos um histórico no nosso partido de afastar pessoas que pensam diferente. Ele vai ser afastado. Eu já conversei com ele e ele vai pedir seu afastamento. Não tenho dúvida que isso vai ocorrer. Nós não podemos ter um dirigente partidário assumindo um ministério de um partido que a grande maioria é contrária ao governo”, acrescentou.