O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação no evento para discutir mudanças climáticas nesta sexta-feira (16), em Adiz Abeba, na Etiópia. A agenda do petista acabou sendo esvaziada após chefes de Estado africanos serem convocados para uma reunião de emergência para discutir a crise entre Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC).
A comunicação da Presidência da República destacou que o mediador designado da União Africana, João Lourenço – presidente de Angola, foi o responsável por convocar o encontro para debater a tensão na região. Com isso, os presidentes que deveriam participar do jantar organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), inclusive o primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, cancelaram presença no evento.
Com a ausência dos chefes de Estado, Lula também deixou de participar do encontro chamado de “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28”. O evento seria realizado para discutir “intervenções políticas, inovação e conhecimento a fim de aprimorar a resiliência climática e a adaptação nos sistemas agrícolas e alimentares na África”, segundo o Planalto.
O presidente brasileiro acabou indo jantar na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos, informou o jornal Valor Econômico. A reunião bilateral entre Lula e o presidente do Quênia, William Ruto, também foi suspensa, porque o avião do mandatário africano não chegou a tempo em Adis Abeba. Lula esteve no Egito nesta semana e participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, na Etiópia.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF