O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem oficial na Etiópia.| Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação no evento para discutir mudanças climáticas nesta sexta-feira (16), em Adiz Abeba, na Etiópia. A agenda do petista acabou sendo esvaziada após chefes de Estado africanos serem convocados para uma reunião de emergência para discutir a crise entre Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC).

CARREGANDO :)

A comunicação da Presidência da República destacou que o mediador designado da União Africana, João Lourenço – presidente de Angola, foi o responsável por convocar o encontro para debater a tensão na região. Com isso, os presidentes que deveriam participar do jantar organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), inclusive o primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, cancelaram presença no evento.

Com a ausência dos chefes de Estado, Lula também deixou de participar do encontro chamado de “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28”. O evento seria realizado para discutir “intervenções políticas, inovação e conhecimento a fim de aprimorar a resiliência climática e a adaptação nos sistemas agrícolas e alimentares na África”, segundo o Planalto.

Publicidade

O presidente brasileiro acabou indo jantar na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos, informou o jornal Valor Econômico. A reunião bilateral entre Lula e o presidente do Quênia, William Ruto, também foi suspensa, porque o avião do mandatário africano não chegou a tempo em Adis Abeba. Lula esteve no Egito nesta semana e participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, na Etiópia.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]