• Carregando...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta quarta-feira (5), com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e aceitou o convite para participar da cerimônia de abertura da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia. O evento está marcado para os dias 17 e 18 deste mês, em Bruxelas, na Bélgica.

Até então, a ida do presidente brasileiro estava descartada, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é quem representaria o país no encontro, informou a Agência Brasil. A cúpula não ocorre desde 2015. Segundo o Palácio do Planalto, Sánchez convidou Lula para a abertura do Fórum Empresarial da Cúpula, ao lado dele e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

No fórum, deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina. A Espanha assumiu recentemente a presidência do Conselho da União Europeia. Já o Brasil assumiu nesta semana o comando do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A participação do presidente na Cúpula Celac-União Europeia ocorre em meio a tentativa do governo brasileiro de modificar algumas exigências feitas pelo bloco europeu para aprovar o Acordo de Livre Comércio com Mercosul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]