O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta quarta-feira (5), com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e aceitou o convite para participar da cerimônia de abertura da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia. O evento está marcado para os dias 17 e 18 deste mês, em Bruxelas, na Bélgica.
Até então, a ida do presidente brasileiro estava descartada, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é quem representaria o país no encontro, informou a Agência Brasil. A cúpula não ocorre desde 2015. Segundo o Palácio do Planalto, Sánchez convidou Lula para a abertura do Fórum Empresarial da Cúpula, ao lado dele e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
No fórum, deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina. A Espanha assumiu recentemente a presidência do Conselho da União Europeia. Já o Brasil assumiu nesta semana o comando do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A participação do presidente na Cúpula Celac-União Europeia ocorre em meio a tentativa do governo brasileiro de modificar algumas exigências feitas pelo bloco europeu para aprovar o Acordo de Livre Comércio com Mercosul.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF