Quatro meses após a chegada da Covid-19 ao Brasil, o Ministério da Saúde deve publicar uma portaria com recomendações para população, comerciantes e gestores públicos no combate à doença e reabertura econômica.
ESTATÍSTICA: veja os números da Covid no Brasil
De acordo com Élcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (18), o documento visa “contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e do convívio social”. “São regras gerais que orientarão essa retomada. (...) É uma portaria ampla. Atende e orienta qualquer atividade. Desde essa nossa reunião nesta entrevista coletiva até uma convivência em um condomínio ou o uso de um espaço público. São orientações gerais visando a prevenção ao controle e a mitigação da transmissão da Covid-19”, disse.
As recomendações surgem, no entanto, semanas após cidades e estados iniciarem seus planos de reabertura e em um momento em que o Brasil se aproxima de um milhão de infectados pelo novo coronavírus e quase 50 mil mortos pela doença. Também é posterior à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu garantias aos estados e municípios de implementarem planos de ação no combate à pandemia.
Segundo o secretário, as orientações falam de uso de álcool, máscaras, lotação de transporte público e limpeza de ar-condicionado – estratégias que, no geral, já são de conhecimento público.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF