Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polícia Legislativa

Após ser chamado de “excrementíssimo”, Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Felipe Netou chamou Arthur Lira de "excrementíssimo" durante um evento na Câmara dos Deputados. (Foto: Reprodução/Câmara)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionou a Polícia Legislativa da Casa para tomar providências contra o influenciador de esquerda Felipe Neto, por ter sido chamado de "excrementíssimo", durante um evento sobre a regulação das redes sociais na casa legislativa.

Após a abertura da ocorrência, a Polícia Legislativa enviou a acusação de injúria à Justiça Federal.

A Gazeta do Povo teve acesso ao termo circunciado (boletim de ocorrência) feito pela Polícia Legislativa, após Lira comunicar a "ocorrência de crime contra honra na Casa".

Inicialmente, a Presidência da Casa informou que Lira não iria se pronunciar sobre o assunto, no entanto, diante da repercussão do caso nas redes sociais, na imprensa e por ter sido uma fala gravada pela TV Câmara, o parlamentar decidiu tomar medidas judiciais.

No comunicado entregue à polícia, Lira menciona que Felipe Neto proferiu "expressões injuriosas" contra a sua pessoa. Considerando que o fato pode ser configurado como crime contra a honra, ele pede a adoção de providências cabíveis no que tange à competência da Polícia Legislativa.

O termo circunstanciado de ocorrência proferido pela Polícia Legislativa esclarece que Felipe Neto "com vontade livre, consciente e com o dolo específico de querer macular a honra subjetiva do Presidente da Câmara dos Deputados, atribuiu a ele juízo depreciativo com a seguinte frase: 'é possível que a gente altere a percepção de um projeto de lei 2630, que, infelizmente, foi triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira'".

A polícia ainda reforçou que "a mensagem injuriosa foi amplamente divulgada nas redes sociais e jornais gerando milhares de visualizações".

Deputados reagiram contra a fala do influenciador e chamaram a declaração de "desrespeito", além de "falta de noção e inteligência política".

"Quando um influenciador chama o presidente da Casa de 'excrementíssimo' durante uma sessão da Câmara, dentro da Câmara, isso é chamado de 'mera opinião'", ressaltou Nikolas Ferreira (PL-MG) à coluna Entrelinhas.

A fala de Felipe Neto contra Lira reforça a sua proximidade com o governo do presidente Lula que tem mantido uma relação "conflituosa" com o presidente da Câmara.

Neto ainda integra um grupo de trabalho montado pelo Ministério dos Direitos Humanos para combater “o discurso de ódio e o extremismo”. Em março deste ano, ele defendeu o controle das redes sociais como forma de derrotar o que chamou de “extrema-direita”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.