O presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, durante viagem oficial em fevereiro.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Ouça este conteúdo

Já em Nova York (EUA) para participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Lula (PT) tem dois compromissos agendados com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. De acordo com a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto, o petista terá uma reunião fechada com Biden na próxima quarta-feira (20), mesmo dia em que também participará do lançamento de um programa do governo norte-americano em cumprimento à Agenda 2030 da ONU.

CARREGANDO :)

Este será o segundo encontro dos presidentes desde que Lula assumiu o seu terceiro mandato. Os dois estiveram reunidos em fevereiro, quando discutiram sobre o combate às mudanças climáticas.

Lula chegou a Nova York na noite do último sábado (16), depois de participar da Cúpula do G77 + China, em Havana, capital de Cuba, onde teve uma reunião privada com o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel.

Publicidade

Não foram divulgados os temas conversados entre o petista e o ditador cubano, nem os assuntos que serão tratados em privado com Joe Biden.

O programa do qual Lula participará do lançamento ao lado de Biden é chamado de “trabalho decente” e é parte da lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos no “pacto global” da Agenda 2030 criada pela ONU, em 2015.

O governo brasileiro classificou a iniciativa como um "avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI”. O evento também contará com a presença de sindicalistas brasileiros e americanos.

Ao discursar no G77, Lula condenou o embargo econômico imposto a Cuba pelos EUA. O petista também aproveitou para fazer uma “visita pessoal” ao ex-ditador cubano, Raúl Castro. O compromisso não fazia parte da agenda oficial.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade