O presidente Jair Bolsonaro vê na eleições do Congresso Nacional a chance de sair do “inferno astral” em que se meteu nas últimas semanas.
VEJA TAMBÉM:
Eleições no Congresso podem virar o jogo para Bolsonaro
As últimas semanas foram de derrotas para Jair Bolsonaro. O presidente foi derrotado por João Dória na guerra das vacinas, vem sendo criticado pela situação da Covid-19 em Manaus e vê a campanha pelo seu impeachment ganhar mais força.
E os reflexos disso são notados com a queda de popularidade apontada pelas últimas pesquisas.
Para sair dessa maré de azar, Bolsonaro aposta suas fichas principalmente nas eleições pelo comando da Câmara e do Senado.
A avaliação é que o governo precisa de aliados na condução das pautas do Congresso para aprovar projetos de seu interesse. Com isso, o presidente teria algo a apresentar para a população.
Além disso, essa vitória poderia alavancar a retomada da economia. Segundo interlocutores, sem o controle do Congresso, seria mais difícil aprovar a agenda econômica proposta por Paulo Guedes, por exemplo.
De acordo com os governistas, a construção e a ampliação de políticas sociais também dependem desse avanço das medidas econômicas.