Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataques no RN

Operação prende 15 suspeitos de envolvimento nos ataques ao Rio Grande do Norte

Ataques RN
Suspeitos eram líderes ou participantes da facção que promove ataques no RN desde a semana passada. (Foto: divulgação/MJSP)

Ouça este conteúdo

Quinze suspeitos de liderarem ou participarem dos ataques a bens públicos e privados no Rio Grande do Norte foram presos durante a Operação Sentinela, realizada por uma força conjunta da segurança pública. As prisões ocorreram na quarta (22) e foram divulgadas no final da tarde desta quinta (23).

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Outras duas pessoas foram presas em flagrante e ainda há cinco mandados em aberto.

De acordo com informações do Ministério da Justiça, a maioria dos presos já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios. Alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas que teriam sido violadas antes e durante os ataques registrados em Natal.

Santiago Hounie, delegado da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, disse que os trabalhos continuam na “identificação dos responsáveis por comandar os ataques iniciados na semana passada no estado”.

Participaram da operação o Ministério Público Estadual com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.

Até a manhã desta sexta (24), já foram presos 182 suspeitos de participação nos mais de 300 ataques e a apreensão de 42 armas de fogo, 148 artefatos explosivos e 33 galões de combustíveis, entre outros. Os ataques começaram no último dia 13 como uma represália de facções criminosas a operações policiais contra o tráfico de drogas e regime restrito nas penitenciárias do estado.

Jogos de futebol serão retomados nesta sexta (24)

Em reuniões realizadas na tarde desta quinta (23) entre representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e da Federação Norteriograndense de Futebol (FNF), foi decidido o retorno do público aos jogos dos campeonatos regionais a partir desta sexta (24).

Entre as determinações para o retorno do público está a presença de torcida única nos estádios e adequação dos horários, durante a tarde e com apenas uma partida por dia. A primeira será nesta sexta (24), às 15h, na Arena das Dunas, entre América e Santa Cruz de Natal pelo Campeonato Potiguar.

No domingo (26), às 15h30, entram em campo os times ABC e Náutico, pela  Copa do Nordeste, no Estádio Frasqueirão. E, na segunda (27), às 15h, o Campeonato Potiguar terá a partida entre Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró às 15h no Estádio Barrettão.

Relatório aponta maus-tratos a presos no sistema penitenciário

O Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, divulgou nesta quarta (22) o relatório final sobre a situação do sistema prisional no Rio Grande do Norte. “O documento traz 138 recomendações às autoridades competentes, de diferentes poderes e níveis da República, e revela a existência de diversas formas de maus-tratos e tortura física e psicológica, além de apontar vulnerabilidades que apontam para violações de direitos de pessoas privadas de liberdade”, disse a pasta em nota.

Ao divulgar o relatório, o colegiado condenou os recentes ataques promovidos por criminosos em todo o estado. “O MNPCT registra o repúdio a todas as manifestações e ações referentes à prática de violência e mortes. Externamos a solidariedade e pesar a toda a população norte-rio-grandense que vem vivenciando uma onda de violência que tem feito vítimas fatais”, completa a nota.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.