- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o ativismo judicial do STF
*) Ao final do primeiro turno da eleição de 2022, muito se falou sobre o perfil conservador do Congresso Nacional escolhido por boa parte dos brasileiros nas urnas.
Acontece que a tendência ao chamado ativismo judicial do Supremo tem relativizado a importância do posicionamento dos parlamentares de direita em alguns temas bastante caros a eles.
Alguns exemplos: a questão do aborto. A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo, liberou a ADPF 442 para julgamento, em mais uma demonstração de que o Judiciário não teme confrontar o Congresso em assuntos controversos.
A ação trata da descriminalização do aborto, uma das pautas mais abordadas em campanha por deputados e senadores eleitos com o voto da direita.
Há também outros casos, com o da descriminalização das drogas, marco temporal e a obrigatoriedade do imposto sindical.
O Leonardo Desideri, que integra a equipe de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, assina reportagem sobre este tema. É ele o convidado neste episódio do podcast 15 Minutos, no programa que aborda o ativismo judicial do STF e algumas reações no Congresso.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião