Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Podcast 15 Minutos

Quatro vezes em que o ativismo do STF contrariou conservadores no Congresso

- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o ativismo judicial do STF

*) Ao final do primeiro turno da eleição de 2022, muito se falou sobre o perfil conservador do Congresso Nacional escolhido por boa parte dos brasileiros nas urnas.

Acontece que a tendência ao chamado ativismo judicial do Supremo tem relativizado a importância do posicionamento dos parlamentares de direita em alguns temas bastante caros a eles.

Alguns exemplos: a questão do aborto. A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo, liberou a ADPF 442 para julgamento, em mais uma demonstração de que o Judiciário não teme confrontar o Congresso em assuntos controversos.

A ação trata da descriminalização do aborto, uma das pautas mais abordadas em campanha por deputados e senadores eleitos com o voto da direita.

Há também outros casos, com o da descriminalização das drogas, marco temporal e a obrigatoriedade do imposto sindical.

O Leonardo Desideri, que integra a equipe de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, assina reportagem sobre este tema. É ele o convidado neste episódio do podcast 15 Minutos, no programa que aborda o ativismo judicial do STF e algumas reações no Congresso.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.