Ouça este conteúdo
A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ofícios a estados e municípios para cobrar providências contra oito servidores citados nos inquéritos que apuram a participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, entre os incitadores e os executores.
Nos documentos, a AGU indica que os servidores estão lotados no governo do estado do Mato Grosso, no comando-geral da Polícia Militar de São Paulo e nas prefeituras de Americana (SP), Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG), Paulo Freitas (PR) e Paty do Alferes (RJ).
Ainda segundo o órgão, o procedimento está em andamento e novos ofícios podem ser encaminhados em breve “caso seja constatado que outros réus das ações integram governos estaduais ou prefeituras municipais”.
No âmbito federal, um oitavo ofício foi encaminhado ao Comando-Geral da Marinha para comunicar que o militar Marco Antonio Braga Caldas também figura como réu em ação civil pública movida pela União contra as sedes dos Três Poderes.
A Controladoria-Geral da União tem apurado a participação de servidores federais nos atos e recomendado aos ministérios e entidades federais a adoção das medidas administrativas cabíveis.