#99 - A farra dos deputados com o auxílio-mudança; quem não é bem-vindo no partido de Bolsonaro
***1) O registro dos pagamentos de auxílio-mudança a suplentes que assumiram o mandato de deputado nos últimos 20 anos mostra que uma semana - ou até mesmo um dia - de trabalho garantiram o auxilio, proporcional aos dias trabalhados. A ajuda de custo foi criada há 70 anos supostamente para compensar as despesas de transporte no início e no final do ano. Em 2009, a Câmara passou a exigir o mínimo de 30 dias de mandato para pagar a “ajuda” integral. Em 2014, a ajuda virou oficialmente “auxílio-mudança”, paga no início e no final da legislatura, de quatro anos. O blogueiro da Gazeta do Povo, Lúcio Vaz, fez o levantamento de quantos são os parlamentares que recebem o auxílio e vai explicar como ele funciona.
***2) Alguns deputados e senadores do PSL não foram convidados para a reunião de terça-feira (12) em que o presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do partido. Entre os "barrados" estão o presidente do partido, Luciano Bivar; a ex-líder do Congresso Joice Hasselmann; e o ex-líder da bancada do PSL na Câmara, Delegado Waldir. A repórter de República, Camila Abrão, relata como foi essa reunião e as consequências dessa atitude para a relação do PSL com o governo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.