Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa PoderData

Avaliação positiva do STF caiu 17 pontos desde que Bolsonaro deixou presidência da República

Avaliação positiva do STF caiu em maio de 2024
Trabalho do STF é considerado positivo por 14% dos brasileiros, segundo pesquisa PoderData de maio de 2024 (Foto: Gustavo Moreno/Comunicação/STF)

Ouça este conteúdo

Este conteúdo foi corrigido

Pesquisa PoderData divulgada neste sábado (1º) mostrou que 14% dos brasileiros avaliam o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) como bom ou ótimo, revelando uma queda de 17 pontos percentuais na avaliação positiva da Corte, quando comparada aos 31% observados na pesquisa do mesmo instituto realizada em dezembro de 2022, último mês da presidência de Jair Bolsonaro (PL).

A taxa de percepção negativa aumentou, embora não na mesma intensidade. Em dezembro de 2022 a taxa dos que consideravam o trabalho do STF ruim ou péssimo era de 40%, caiu para 31% em junho de 2023 e agora voltou a aumentar, chegando agora a 42%. No levantamento atual, os que avaliam como regular somam 33% e os indecisos, 11%.

A pesquisa ainda mostrou que a avaliação do STF é mais negativa do que positiva tanto entre os que votaram em Bolsonaro, quanto entre aqueles que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 42% dos que votaram no atual presidente consideram o trabalho dos ministros péssimo ou ruim, 34% acham regular e 14%, ótimo ou bom (10% dos entrevistados não opinaram).

Já entre os que votaram em Bolsonaro, 40% consideram o trabalho da Corte péssimo ou ruim, 32% acham regular e 15%, bom ou ótimo (13% dos entrevistados não opinaram).

A pesquisa foi realizada entre 25 e 27 de maio e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistadas, por telefone, duas mil pessoas em 211 municípios nas 27 unidades da Federação.

Correção

A avaliação positiva em maio de 2024 estava em 14% e não em 11% como informado anteriormente.

Corrigido em 01/06/2024 às 17:09

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.