A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou ao governo propostas para a aquisição de um novo avião presidencial, com custo estimado em US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,45 bilhão). Apesar da urgência manifestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após problemas técnicos com a aeronave atual, a decisão enfrenta resistência devido à necessidade de controle de gastos e à busca por equilíbrio nas contas públicas.
Dados do Banco Central (BC) mostram que o déficit primário do setor público consolidado foi de 2,15% do PIB nos 12 meses encerrados em setembro, com o governo federal sendo o principal responsável por essa situação. O quadro reforça as dificuldades de aprovação de um investimento dessa magnitude.
Problemas no México aumentaram pressão de Janja por novo avião
A substituição do atual Airbus A319CJ, apelidado de "Aerolula", tornou-se uma prioridade após uma pane técnica em outubro, que obrigou a aeronave a sobrevoar o espaço aéreo mexicano por mais de quatro horas. Comprado em 2005 por US$ 56,7 milhões, o avião tem autonomia limitada a 8.500 km, insuficiente para voos diretos a destinos distantes como Europa ou Ásia, o que obriga a paradas para reabastecimento.
Lula busca uma aeronave com maior autonomia, internet de alta velocidade, quarto de casal, banheiro com chuveiro, sala de reuniões ampla e possibilidade de reabastecimento em voo.
A primeira-dama, Janja, critica abertamente o desconforto e a necessidade frequente de escalas, enfatizando que a troca do avião é uma questão de "segurança e eficiência institucional".
“A gente acaba sendo irresponsável com a vida do presidente da República –não estou falando do presidente Lula, mas do presidente do Brasil. Então a gente acaba sendo irresponsável com isso, de colocar ele dentro de uma aeronave com tantos problemas. Precisamos ter mais responsabilidade com o cargo”, afirmou a primeira-dama à CNN Brasil
As opções analisadas para o novo avião presidencial
A Aeronáutica avalia duas opções envolvendo aviões da fabricante europeia Airbus, ambas com o mesmo custo:
- Avião usado (fabricado em 2016): já configurado com configurações semelhantes às desejadas por Lula e Janja e com entrega prevista em até um ano. Necessitaria apenas ser totalmente adaptado às exigências brasileiras;
- Avião novo: fabricado sob encomenda, com entrega estimada em um ano e meio.
Segundo o Poder 360, Em reunião com a Airbus, realizada em 29 de outubro, o Ministério da Defesa discutiu alternativas que poderiam acelerar a entrega, reduzindo o prazo inicialmente previsto de dois anos.
A substituição do "Aerolula" já era uma demanda do presidente no início do mandato. Uma proposta anterior de adaptar um Airbus A330-200 comprado da Azul no governo Jair Bolsonaro foi descartada devido aos altos custos para se instalar um sistema de internet a bordo e às pressões da equipe econômica em relação à necessidade de controle de gastos.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF