Ouça este conteúdo
Ao defender a regulação das redes sociais após as denúncias feitas pelo dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, no escândalo que tem sido chamado de “Twitter Files Brazil”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sido criticado pela omissão diante do caso e os memes com o senador têm se multiplicado na internet.
O escândalo ganhou repercussão a partir da revelação de documentos que mostram como a plataforma reagiu a pedidos de censura feitos, principalmente, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em 2022.
Após a deflagração do embate entre Musk e Moraes, no início deste mês, Pacheco afirmou que a regulação das redes sociais é “inevitável” e “não é censura”.
De acordo com juristas ouvidos pela Gazeta do Povo, a censura clandestina do TSE, se confirmada, é motivo para impeachment.
“O cúmplice dessas atrocidades de Moraes (Rodrigo Pacheco) continua calado”, disse um perfil no X ao comentar a reação do presidente do Senado ao “Twitter Files Brazil”.
“Tirania que tem como cúmplice o presidente do Senado. Até quando Pacheco ficará impune de seus crimes e prevaricações”, disse outro perfil.
“Pacheco covarde, omisso, e cúmplice dos autoritários do STF”, comentou um perfil. “Um banana”, disse outro perfil na rede social X ao comentar a publicação em que um usuário compartilhou a foto do presidente do Senado e perguntou: “O que você vê?”.
“Com esses presidentes bananas, Artur Lira [Câmara dos Deputados] e Rodrigo Pacheco, fica muito difícil de acontecer (reação ao governo Lula), mas espero que tudo possa mudar com novas eleições para cada Casa.
O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, também comentou o caso e classificou Pacheco como o “mais covarde da história” após virem à tona as decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes contra perfis de pessoas principalmente da direita nas redes sociais.
Ao comentar a declaração do presidente do Novo, um perfil da rede social X disse que “Capacheco tem rabo preso”. “A cassação de Capacheco é urgente”, emendou outro perfil.
“O Capacheco deveria, pelo menos, ter a dignidade de renunciar”, completou outro perfil.