Ao defender a regulação das redes sociais após as denúncias feitas pelo dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, no escândalo que tem sido chamado de “Twitter Files Brazil”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sido criticado pela omissão diante do caso e os memes com o senador têm se multiplicado na internet.
O escândalo ganhou repercussão a partir da revelação de documentos que mostram como a plataforma reagiu a pedidos de censura feitos, principalmente, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em 2022.
Após a deflagração do embate entre Musk e Moraes, no início deste mês, Pacheco afirmou que a regulação das redes sociais é “inevitável” e “não é censura”.
De acordo com juristas ouvidos pela Gazeta do Povo, a censura clandestina do TSE, se confirmada, é motivo para impeachment.
“O cúmplice dessas atrocidades de Moraes (Rodrigo Pacheco) continua calado”, disse um perfil no X ao comentar a reação do presidente do Senado ao “Twitter Files Brazil”.
“Tirania que tem como cúmplice o presidente do Senado. Até quando Pacheco ficará impune de seus crimes e prevaricações”, disse outro perfil.
“Pacheco covarde, omisso, e cúmplice dos autoritários do STF”, comentou um perfil. “Um banana”, disse outro perfil na rede social X ao comentar a publicação em que um usuário compartilhou a foto do presidente do Senado e perguntou: “O que você vê?”.
“Com esses presidentes bananas, Artur Lira [Câmara dos Deputados] e Rodrigo Pacheco, fica muito difícil de acontecer (reação ao governo Lula), mas espero que tudo possa mudar com novas eleições para cada Casa.
O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, também comentou o caso e classificou Pacheco como o “mais covarde da história” após virem à tona as decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes contra perfis de pessoas principalmente da direita nas redes sociais.
Ao comentar a declaração do presidente do Novo, um perfil da rede social X disse que “Capacheco tem rabo preso”. “A cassação de Capacheco é urgente”, emendou outro perfil.
“O Capacheco deveria, pelo menos, ter a dignidade de renunciar”, completou outro perfil.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF