O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Arnaldo Jardim afirmou que a bancada vai buscar a inclusão dos vetos ao marco temporal na sessão do Congresso dessa semana. A reunião está marcada para esta quinta-feira (26). A bancada do agro busca a derrubada dos vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir que o marco temporal para demarcação de terras indígenas seja respeitado.
“Não queremos para esse ano. Queremos essa semana!”, afirmou o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ao pontuar que o tema traz muita insegurança jurídica e não pode ser deixado para depois. Sem a derrubada dos vetos, propriedades rurais podem ser desapropriadas mesmo tendo títulos anteriores à promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
As sessões do Congresso Nacional destinadas à apreciação dos vetos são convocadas pelo presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar da pressão da bancada do agronegócio, a pauta divulgada para esta semana inclui 37 itens, entre vetos e projetos de lei do Congresso sobre o Orçamento Federal, e não há nada ainda sobre o marco temporal.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF