Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Homenagem no RS

Bancada do agro repudia indicação do MST à Medalha do Mérito Farroupilha

João Pedro Stedile, líder do MST, foi indicado para receber a Medalha do Mérito Farroupilha. (Foto: Hugo Harada / Arquivo Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou nesta segunda-feira (9) repúdio da bancada "à indicação da medalha do Mérito Farroupilha, considerada a maior honraria do Poder Legislativo no estado do Rio Grande do Sul, ao líder do MST João Pedro Stédile". A nota foi assinada pelo presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PL-PR) e o diretor de política agrícola da FPa, Alceu Moreira (MDB-RS).

"Esta indicação fere gravemente a integridade da honraria e o princípio constitucional do direito à propriedade, representando uma afronta ao povo gaúcho, vítima de uma onda de invasões do movimento na semana passada, no município de Pedras Altas", escreveu Lupion na rede X.

De acordo com a FPA, a homenagem ao MST "parece pano de fundo" e "contraria interesses da população do Rio Grande do Sul".

"Homenagear alguém que motiva a desordem, promove a violência e ameaça a segurança de milhares de famílias dias após tomar a terra de pessoas na mão grande mais se parece pano de fundo para uma série de ações orquestradas do movimento e que contraria os interesses da população do RS", complementou.

A concessão da honraria a Pedro Stédile foi proposta pelo deputado estadual Adão Preto Filho (PT) e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS.

Segundo o deputado petista, a homenagem reconhece o trabalho de Stédile “sobretudo pela democratização do acesso à terra, a produção de alimentos saudáveis e o combate à fome, que hoje é uma das principais causas do Movimento Sem Terra”, afirmou.

Abaixo-assinado contra a homenagem

Na manhã desta segunda (9), o deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) protocolou um abaixo-assinado com 25 mil adesões pedindo a suspensão da homenagem a João Pedro Stédile na Assembleia Legislativa do RS.

Pela rede social, Martim informou que as 25 mil adesões "demonstram a total indignação da população a essa homenagem a um líder de movimento conhecido por invasões e táticas criminosas". Segundo ele, a homenagem trata-se de um "total desrespeito aos gaúchos" no momento em que o estado enfrenta "problemas graves com o MST no sul do Estado, em regiões como Hulha Negra e Pedras Altas".

Além do abaixo-assinado, o deputado gaúcho também apresentou um projeto de lei para que a Medalha do Mérito Farroupilha só seja concedida com votação em plenário e possa ser revogada. "Medalha é para quem honra o Rio Grande, não para quem ataca nossas tradições e valores", declarou Marfim.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.