A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou nesta segunda-feira (9) repúdio da bancada "à indicação da medalha do Mérito Farroupilha, considerada a maior honraria do Poder Legislativo no estado do Rio Grande do Sul, ao líder do MST João Pedro Stédile". A nota foi assinada pelo presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PL-PR) e o diretor de política agrícola da FPa, Alceu Moreira (MDB-RS).
"Esta indicação fere gravemente a integridade da honraria e o princípio constitucional do direito à propriedade, representando uma afronta ao povo gaúcho, vítima de uma onda de invasões do movimento na semana passada, no município de Pedras Altas", escreveu Lupion na rede X.
De acordo com a FPA, a homenagem ao MST "parece pano de fundo" e "contraria interesses da população do Rio Grande do Sul".
"Homenagear alguém que motiva a desordem, promove a violência e ameaça a segurança de milhares de famílias dias após tomar a terra de pessoas na mão grande mais se parece pano de fundo para uma série de ações orquestradas do movimento e que contraria os interesses da população do RS", complementou.
A concessão da honraria a Pedro Stédile foi proposta pelo deputado estadual Adão Preto Filho (PT) e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS.
Segundo o deputado petista, a homenagem reconhece o trabalho de Stédile “sobretudo pela democratização do acesso à terra, a produção de alimentos saudáveis e o combate à fome, que hoje é uma das principais causas do Movimento Sem Terra”, afirmou.
Abaixo-assinado contra a homenagem
Na manhã desta segunda (9), o deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) protocolou um abaixo-assinado com 25 mil adesões pedindo a suspensão da homenagem a João Pedro Stédile na Assembleia Legislativa do RS.
Pela rede social, Martim informou que as 25 mil adesões "demonstram a total indignação da população a essa homenagem a um líder de movimento conhecido por invasões e táticas criminosas". Segundo ele, a homenagem trata-se de um "total desrespeito aos gaúchos" no momento em que o estado enfrenta "problemas graves com o MST no sul do Estado, em regiões como Hulha Negra e Pedras Altas".
Além do abaixo-assinado, o deputado gaúcho também apresentou um projeto de lei para que a Medalha do Mérito Farroupilha só seja concedida com votação em plenário e possa ser revogada. "Medalha é para quem honra o Rio Grande, não para quem ataca nossas tradições e valores", declarou Marfim.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF