Parlamentares da bancada do Novo no Congresso Nacional decidiram apresentar neste domingo (18) uma notícia crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Procuradoria-Geral da República (PGR), após declaração dele comparando às ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto. O pedido será assinado pelos deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE).
De acordo com a bancada, o presidente praticou o crime de racismo ao proferir uma fala antissemita. Lula afirmou durante uma entrevista coletiva realizada na Etiópia neste domingo que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, comparando o conflito atual com o Holocausto.
Para o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), a declaração de Lula é "criminosa, aberrante e antissemita. “Lula conseguiu, mais uma vez, se superar com sua declaração criminosa, aberrante e antissemita contra os judeus hoje. Comparar a legítima reação de Israel contra os ataques covardes do Hamas ao que Hitler fez no Nazismo é completamente deplorável, inexplicável!”, afirmou van Hattem.
Segundo o deputado gaúcho, Lula "precisa responder pelos absurdos que tem falado contra Israel e o povo judeu". "A banalização do holocausto por Lula é puro antissemitismo”, disse.
Van Hattem argumentou ainda que “a ideologia marxista e atrasada de Lula e do PT nunca deu fruto algum quando colocada à prova. Só gerou morte, miséria e vergonha. Aliás, a ideologia marxista sempre foi a base para o socialismo e o comunismo, sistemas de poder que acabam com as crenças religiosas e com a pluralidade política e que, assim como o fascismo e o próprio nazismo, deram vazão a ditaduras sangrentas e desumanas".
"O Brasil não merece ser motivo de chacota e indignação internacional e Lula deve ser responsabilizado por sua declaração racista!”, concluiu van Hattem nas redes sociais.
A bancada informou que notícia crime contra Lula será protocolada neste domingo e pede que as autoridades responsáveis abram as investigações contra o petista.
Na sexta-feira (16), o partido Novo apresentou outra notícia crime contra Lula, após ele prometer que o governo brasileiro aumentará as doações para a Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA). O anúncio do petista foi feito durante uma visita à embaixada da Palestina em Brasília e reforçado na noite de quinta-feira (15).
- Lula diz que “não tem informações” sobre crise na Venezuela com a ONU
- Israel convoca embaixador brasileiro após Lula comparar “genocídio” em Gaza com Hitler
- Federação Árabe Palestina no Brasil afirma que talvez seja hora de romper laços com Israel
- Ministro da Defesa de Israel caracteriza fala de Lula como “ultrajante e repugnante”
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF