Após a determinação do ministro Alexandre de Moraes para que o X apresente novos documentos que comprovem o vínculo de sua representante legal no Brasil, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se manifestou sobre a presença da rede, e disse que a plataforma é bem-vinda de volta ao país desde que obedeça as leis.
O presidente do STF declarou ao jornal Folha de São Paulo, em Nova York, que "idealmente, se o X, como qualquer empresa, tiver representação no Brasil e disposição de cumprir a legislação brasileira e as ordens da Justiça brasileira, será bem-vindo de volta".
Luís Roberto Barroso está nos Estados Unidos para participar da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ao lado de outras autoridades brasileiras, e esta não é a primeira vez que se manifesta sobre a polêmica com o X.
O presidente do STF já havia afirmado que todas as empresas que funcionam no Brasil precisam obedecer decisões da justiça.
O X foi suspenso no final de agosto após fechar o escritório no Brasil, alegando sofrer censura do ministro Alexandre de Moraes. Empresas estrangeiras não podem operar em território brasileiro sem um representante que responda legalmente pelas operações.
Além disso, a plataforma acumulou mais de R$ 18 milhões em multas por, segundo Moraes, descumprir decisões judiciais para bloquear perfis investigados por fake news e ataques contra a democracia.
Esta semana, a plataforma informou ao ministro que nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal em território brasileiro. Ela ocupava a função antes da suspensão da rede social e do fechamento do escritório no Brasil.
No entanto, o ministro Moraes não considerou os documentos suficientes, e determinou ao X neste sábado (21) que apresente mais informações que comprovem o vínculo de sua representante no Brasil com a rede social.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF