Os últimos dias não têm sido fáceis para o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo é uma fala do magistrado que reacendeu uma polêmica antiga e que agora ganha novo fôlego.
Durante um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), ele disse "nós derrotamos o bolsonarismo". Uma fala política, sem dúvida.
Desde então, muitos têm criticado o ministro, o que inclusive levou o STF a tentar justificar o episódio relacionando as palavras de Luís Roberto Barroso ao voto popular. Mesmo assim, alguns deputados já anunciaram que querem o impeachment do magistrado, e o tema também foi discutido no Senado.
Diante da repercussão, Barroso veio a público e se retratou, mas se um pedido de impeachment for mesmo protocolado, vai ser já o terceiro apenas contra ele. Os outros dois acabaram arquivados, embora o magistrado não seja o primeiro e nem o último integrante da mais alta Corte do país a fazer críticas a partidos e políticos.
Para abordar o assunto neste episódio do 15 Minutos, o Podcast da Gazeta do Povo, o convidado é o jornalista Renan Ramalho, da equipe de República.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.