O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou o bloqueio de bens do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União–MA), no âmbito da investigação que apura supostos desvios de verbas federais na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Barroso acatou um pedido da Polícia Federal para autorizar o bloqueio de R$ 835 mil do ministro.
Nesta sexta, a PF deflagrou a Operação Benesse, que investiga fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro de verbas federais encaminhadas à Codevasf. A prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, irmã de Juscelino Filho, foi um dos alvos da operação. Ela foi afastada do cargo. Apesar de ordenar o bloqueio de bens, Barroso não autorizou a busca e apreensão contra Juscelino.
Outros investigados também tiveram bens bloqueados, informou o portal g1. A medida tem como objetivo tentar possibilitar uma eventual recuperação de valores, caso o suposto esquema de desvios seja confirmado. Em nota, os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, responsáveis pela defesa de Juscelino Filho, negaram qualquer irregularidade por parte do ministro das Comunicações.
“Toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população. É importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade. Emendas parlamentares, vale dizer, são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso Nacional e Juscelino Filho segue à disposição, como sempre esteve, para prestar esclarecimentos às autoridades”, diz a nota.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF