A operação da Polícia Federal (PF), iniciada na manhã desta sexta-feira (1/9) contra Luanna Rezende, irmã do ministro Juscelino Filho (Comunicações) e prefeita da cidade de Vitorino Freire (MA), também mirava o integrante do governo Lula. Porém, o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou expedir o mandado de busca e apreensão contra Juscelino.
A operação realizada pela PF apura fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro de verbas federais encaminhadas à Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a PF chegou a pedir para entrar no apartamento funcional do ministro e apreender equipamentos, o que foi negado por Barroso.
A defesa de Juscelino Filho disse que toda sua atuação como parlamentar e ministro tem sido "pautada pelo interesse público e pelo atendimento da população", e que ele não foi alvo de buscas da PF nesta operação.
"O inquérito vai servir justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade. Emendas parlamentares são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso Nacional. Juscelino Filho segue à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades", afirmou.
Desde o início do mandato como ministro, Juscelino Filho tem acumulado uma série de denúncias de irregularidades. Dentre elas, denúncias de suposto uso irregular de voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e de diárias pagas pela União para compromissos pessoais. Ele disse ter sido "vítima de ataques distorcidos" e atribuiu as acusações a um "erro no sistema" de contagem das diárias, referente à viagem ao Maranhão.
Outra denúncia contra Juscelino, revelada em janeiro deste ano pelo Estadão, foi referente ao uso de emendas parlamentares para pavimentar uma estrada que passa por fazendas suas e de familiares na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão. Segundo apuração do jornal, a obra de 19 quilômetros de extensão consumiu R$ 5 milhões em verbas do “orçamento secreto” de 2020.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF