Deputados e senadores da oposição vão pedir o impeachment do ministro Luiz Roberto Barroso por falas contra o “bolsonarismo”.| Foto: Carlos Moura/STF
Ouça este conteúdo

Deputados e senadores da oposição vão apresentar um pedido de impeachment do ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta (19) pelas falas de que teria lutado contra o “bolsonarismo”. A apresentação está marcada para às 10h, no Congresso, e será encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

CARREGANDO :)

Segundo o senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), Barroso teria descumprido a legislação que prevê crimes de responsabilidade por parte membros da Suprema Corte. O parlamentar fluminense diz que Pacheco vai prevaricar e será “conivente com o desprezo pela Constituição” se não aceitar o requerimento, segundo afirmação ao Poder 360.

Jordy diz já ter a sinalização de que 79 deputados e 11 senadores vão assinar o pedido. Apesar disso, o presidente do Senado disse, na semana passada, que dificilmente um pedido de impeachment deve avançar na casa, mas classificou as falas do magistrado como “inoportunas, inadequadas e infelizes”.

Publicidade

“Como medida extrema, melhor buscar antes preservar o consenso antes do dissenso”, disse Pacheco em referência a se evitar um impeachment que pode levar a uma “ruptura”.

Na semana passada, Barroso foi vaiado durante um discurso no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), e disse que “nada que está acontecendo aqui me é estranho. Já enfrentei a ditadura e já enfrentei o bolsonarismo. Não tenho medo de vaia porque temos um país para construir. Nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.

No dia seguinte, o STF saiu em defesa do magistrado e disse que a fala não se referia “à atuação de qualquer instituição”, mas sim “ao voto popular”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]