Deputados da base do governo na Câmara dos Deputados querem urgência para votar a oficialização do feriado da Consciência Negra como de âmbito nacional no dia 20 de novembro. A comemoração atualmente tem ponto facultativo, e apenas alguns estados e capitais aprovaram a paralisação das atividades neste dia, como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.
De acordo com um requerimento de urgência protocolado nesta segunda (30) por nove deputados (veja na íntegra), o dia da Consciência Negra deve ser transformado em um feriado nacional. Se aprovado, será o terceiro no mês e, dependendo do ano, criar um superferiado de até seis dias junto da Proclamação da República, no 15 de novembro.
O requerimento foi protocolado pelo deputado Zeca Dirceu (PT/PR) com apoio de parlamentares do próprio partido e também do PSOL, MDB, PP e União Brasil a partir do projeto de lei de Valmir Assunção (PT/BA), proposto em 2015 (veja na íntegra). O texto já foi analisado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Desenvolvimento Econômico.
“Nesse sentido, o 20 de novembro, data da morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, guarda em si a perspectiva do enfrentamento e da postura crítica ao discurso que projeta no imaginário a ideia da concessão branca em relação às conquistas historicamente empreendidas pelas negras e negros”, diz Assunção na justificativa.
Ainda de acordo com ele, designar o 20 de novembro como feriado nacional significa “fazer integrar o plano simbólico do Brasil a herança histórica de tradição e resistência de metade de sua população, que ainda se vê apartada em todos os aspectos da vida social”.
O parecer do relator, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), justificou a constitucionalidade do projeto lembrando que países como os Estados Unidos e o Canadá também têm comemorações semelhantes, como o dia de Martin Luther King e o dos Aborígenes, respectivamente.
Caso o requerimento de urgência seja aprovado no plenário pelos deputados, o projeto de lei vai a votação sem passar novamente por comissões. Até às 12h30 desta terça (31), não havia previsão de análise na ordem do dia da Câmara dos Deputados.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF