Por força de um acordo, o PSL, partido de Bia Kicis, teria preferência para presidir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), tida como a mais importante Comissão da Câmara; parlamentar tenta afastar a fama de radical.
Depois das eleições dos presidentes da Câmara e do Senado e das mesas diretoras das duas casas, as atenções se voltam às negociações para outros postos importantes na estrutura do Legislativo. As presidências das Comissões, por exemplo.
Entre elas, a que mais chama a atenção é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Ela é tida como a principal Comissão, por onde passam todos os projetos que tramitam tanto no Senado, quanto na Câmara.
Bia Kicis na presidência da CCJ?
O que tem gerado bastante polêmica é a indicação para a presidência da CCJ da Câmara: a princípio, o nome escolhido é o da deputada Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal.
Conhecida por ser uma defensora ferrenha do presidente Jair Bolsonaro, Kicis é investigada no inquérito do STF que investiga as chamadas manifestações antidemocráticas, ocorridas no ano passado
A parlamentar também fez, em maio de 2020, um discurso no plenário da Câmara no qual afirmou que as Forças Armadas compõem o "poder moderador" no Brasil.
Este episódio do podcast 15 Minutos recebe o Olavo Soares, correspondente da Gazeta do Povo, em Brasília. Ele analisa a importância da CCJ e as chances de Bia Kicis efetivamente assumir o comando da Comissão.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF