A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) irá substituir o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na liderança do bloco da Minoria na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada após reunião entre a parlamentar e o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi confirmada nesta terça-feira (6) pela parlamentar, que assumirá o posto na quarta-feira (7).
“Um ano com muitos desafios. Como líder da Minoria e junto com o líder da oposição, [Carlos Jordy,] pretendo organizar o grupo para trabalharmos pelas pautas prioritárias, pelo resgate das prerrogativas do Parlamento e para obstruir os desmandos do governo”, disse Bia Kicis à Gazeta do Povo.
A oposição já trabalhava com a possibilidade da troca no comando da Minoria. Ao assumir o grupo, no ano passado, Eduardo Bolsonaro comunicou aos aliados que só ficaria um ano. A legenda trabalhava com mais dois nomes para essa sucessão: Júlia Zanatta (SC) e Marcos Pollon (MS).
No entanto, Bia Kicis é vista pelo partido como o nome de melhor trânsito entre os parlamentes. Outro fator que auxiliou a escolha é o fato de ela não precisar se concentrar em eleições municipais, já que o DF não participa do pleito.
Assim como outras lideranças, o líder da Minoria participa do Colégio de Líderes - grupo que debate com o presidente da Câmara os projetos a serem votados pelos parlamentares. Cabe a ele fazer contraposição ao líder do governo. Ele também pode orientar votos e possui tempo de fala previsto no ordenamento.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF