O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) deve protocolar nesta quinta (29) um projeto de lei que prevê uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se for condenado à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que retomou o julgamento de uma ação do PDT pela manhã.
“Cumprindo todos os requisitos constitucionais, vamos apresentar o projeto de lei anistiando não especificamente apenas o caso de Jair Bolsonaro, mas inúmeros outros casos num período determinado em que, não tendo relação com crimes maiores, apenas ilícitos eleitorais civis, possam ser objeto de anistia”, disse o deputado sem especificar qual seria o período abrangido pela legislação.
O projeto prevê anistiar ilícitos eleitorais civis de baixa relevância, sem abranger crimes hediondos, de racismo, tortura, terrorismo, violentos e corrupção. “Apenas situações que não tenham relação [com estes crimes] poderão ser abarcados pelo projeto de lei que estamos apresentando na Câmara Federal”, completou.
Ainda segundo Sanderson, o projeto tem o apoio de toda a bancada do PL e deputados federais de outros partidos da oposição, mas sem citar quais são eles. O parlamentar acredita que o texto terá uma rápida tramitação na Câmara e, posteriormente, no Senado antes de ir à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ter o veto analisado em uma sessão conjunta posterior do Congresso.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF