O presidente do diretório estadual do PL no Rio de Janeiro, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), diz que Jair Bolsonaro (PL) vai tentar até o último momento concorrer à presidência da República em 2026 e que seus sucessores naturais serão os filhos, Flávio e Eduardo.
“O candidato é o Bolsonaro. Ele vai ser candidato. O Lula não foi? Confio que o presidente Bolsonaro vai reverter essa situação”, disse Altineu em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta segunda (18).
Bolsonaro e Flávio são filiados ao PL do Rio de Janeiro, enquanto que Eduardo é do diretório de São Paulo.
Assim como Côrtes reforça, Jair Bolsonaro reafirma sucessivamente que será candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que tentará até o último momento possível tentar reverter a condenação à inelegibilidade.
Para eles, a eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos dá um incentivo a mais para a direita pressionar a Justiça brasileira a absolver Bolsonaro das acusações.
“Essa estratégia quem vai tocar é o presidente Bolsonaro. Ele está muito motivado. Além disso, tivemos um estímulo com a vitória do Trump”, pontuou Côrtes.
Ele apontou que Flávio e Eduardo “têm um respeito enorme na direita”, e que “quando Bolsonaro passar o bastão, diria que os nomes fortíssimos” são os dois filhos “por estarem em Brasília”.
Por outro lado, Altineu Côrtes reconhece que as explosões ocorridas na semana passada em Brasília podem afetar o andamento das investigações e a própria estratégia da direita para tentar absolver o ex-presidente.
Ele afirma que, mesmo com o atentado, o projeto de anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 deve continuar tramitando até ser aprovado.
“É óbvio que, com um país polarizado, alimenta quem é contra. Acho que a anistia tem que ser votada, mesmo que perca. Não considero que uma senhora que participou daquilo sem uma arma, uma bomba, deva pegar 17 anos de prisão”, completou.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
Governo espera mais crescimento e vê inflação perto do teto
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF