- Líderes do Centrão já se movimentam para um possível desembarque da base do governo do presidente Jair Bolsonaro a partir do ano que vem.
*) Desde o meio do ano passado, o governo Bolsonaro entrou em uma nova fase politicamente. A aliança com o grupo de partidos e parlamentares do Centrão foi sendo cada vez mais consolidada.
O auge desse casamento aconteceu já em 2021, quando em reformas ministeriais o presidente da República entregou a representantes do bloco a articulação política do governo, com a ministra Flávia Arruda, e, mais recentemente, deu a Casa Civil a Ciro Nogueira.
Acontece que já há líderes do Centrão que se movimentam para um possível desembarque da base do governo a partir do ano que vem. Isso foi apurado pela reportagem da Gazeta do Povo junto a parlamentares de partidos como o PP, o PL e o Republicanos, legendas que compõem este bloco.
Por que o Centrão cogitaria desembarcar do governo Bolsonaro
Qual seria o motivo? Alguns parlamentares alegam que o presidente, apesar de ter apoio popular, não está construindo alianças regionais que lhes garantam palanque nos estados. Pensando, claro, na reeleição em 2022.
Este episódio do podcast 15 Minutos recebe o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo que acompanha a política em Brasília. Ele fala dos motivos que poderiam levar a esse possível desembarque do Centrão do governo Bolsonaro.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF