O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na manhã deste domingo (2) no Twitter uma série de comentários nos quais defende medidas de combate à corrupção tomadas pelo atual governo. Apesar de não fazer referência direta, a publicação soa como uma resposta às críticas pela tentativa de alguns órgãos de enfraquecer a Operação Lava Jato. O presidente também cita indiretamente o ex-ministro Sergio Moro, que recentemente criticou a atual gestão pela falta de uma agenda anticorrupção.
"O maior programa de combate à corrupção foi executado por mim ao não lotear cargos estratégicos, como por exemplo as presidências das estatais", escreveu Bolsonaro no início da publicação, intitulada "Combate à corrupção / A verdade". Ele reforçou então que a Polícia Federal "goza de total liberdade em sua missão" e afirmou que, neste ano, a corporação contará com mais 600 profissionais e abrirá concurso para mais 2 mil vagas.
Bolsonaro então fez referência à saída de Moro do governo, ocorrida em abril, sob acusação de que o presidente teria tentado interferir politicamente na PF. "Com a troca do Ministro da Justiça, como por um passe de mágica, várias e diversificadas operações foram executadas. A @PRFBrasil [Polícia Rodoviária Federal], por sua vez, quase triplicou a apreensão de drogas com o novo ministro", publicou Bolsonaro.
O presidente defendeu ainda que "qualquer operação, de combate à corrupção ou não, deve ser conduzida nos limites da lei, e assim tem sido feito em meu Governo. Quanto às operações conduzidas por outro Poder quem responde pelas mesmas não sou eu". A publicação termina criticando a imprensa e adversários políticos. "Com orgulho digo: estamos há 18 meses sem qualquer denúncia de corrupção. Isso tem incomodado parte da imprensa e os derrotados de 2018."
Passeio de moto
Antes de fazer a publicação, Bolsonaro fez um passeio de moto e tomou café em uma padaria. Por volta das 9h15 ele deixou o Palácio do Alvorada sem dar declarações. Ele não usava máscara, conforme é obrigatório em vias públicas do Distrito Federal. Por volta de 10 horas, estacionou em uma padaria no Lago Norte, área nobre de Brasília, colocou a máscara, tirou foto com apoiadores e tomou um café. A visita durou cerca de dez minutos. Por volta das 11h, ele retornou ao Alvorada.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF