O presidente Jair Bolsonaro compartilhou neste domingo (11), em sua página no Facebook, o link de outra página na rede social que trata o procurador-chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, como um "esquerdista estilo PSOL". O compartilhamento foi feito após internautas sugerirem, nos comentários de uma postagem de Bolsonaro, que Dallagnol seja escolhido para o cargo de procurador-geral da República, que ficará vago em setembro e cuja escolha cabe ao presidente.
O link postado pelo presidente na resposta de comentário leva à página no Facebook intitulada "Bolsonaro opressor 2.0". A página, por sua vez, havia publicado o seguinte texto: "Pra quem pede o Deltan Dallagnol na PGR... O cara é esquerdista estilo PSOL".
A página "Bolsonaro Opressor 2.0" exibe uma série de posts de Deltan para supostamente provar que o procurador é de esquerda. Nas publicações do procurador da Lava Jato há críticas à ditadura militar (1964-1985), ao próprio Bolsonaro, ao filho dele Flávio Bolsonaro, ao ministro do Turismo – além de elogios ao jornal Folha de S.Paulo, do qual o presidente não gosta. Leia alguns desses posts de Deltan exibidos na página compartilhada pelo presidente:
- "A ditadura militar virou uma espécie de fetiche em tempos recentes, em especial para quem não viveu aquele tempo."
- "Ao ampliar o n.º de agentes públicos c/ poder para determinar sigilo de dados e atos de governo (...) presid, Jair Bolsonaro dá a entender q transparência ñ é 1 valor importante em sua administração. P/ quem foi eleito prometendo combater a corrupção."
- "Ministro de Bolsonaro [Marcelo Alvaro Antônio, do Turismo] criou candidatos laranjas para desviar recursos na eleição – excelente trabalho de jornalismo investigativo de @folha nesta reportagem." Publicação seguida do compartilhamento da reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre o ministro.
- "Relatório do COAF apontou que 9 ex-assessores de Flávio Bolsonaro repassaram dinheiro para o seu motorista. Toda movimentação suspeita envolvendo políticos e pessoas a eles vinculadas precisa ser apurada com agilidade. É o papel do MP no RJ investigar."
Em qual postagem está o link de Bolsonaro
O link do presidente para a página "Bolsonaro Opressor 2.0", por sua vez, aparece nos comentários ao post que ele intitulou "Da série João 8:32 (3)".
"Mais que nunca é necessário reunir Forças. Há muito mais brasileiros com inclinações de caráter sadio, que mentes algemadas pela ilusão das vantagens pessoais e do poder. (Autor desconhecido)", publicou Bolsonaro. Logo em seguida, escreveu: "Lucas 12:2 : 'Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido'."
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF