Ouça este conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta um novo depoimento à Polícia Federal nesta quarta (12), às 14h, em uma investigação envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Será o quarto prestado por ele desde que deixou o Palácio do Planalto, no final do ano passado.
Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de uma apuração preliminar para investigar uma suposta trama golpista que, segundo o senador, teria sido articulada pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).
Marcos do Val chegou a dizer que Bolsonaro tentou coagi-lo a dar um golpe de Estado. Posteriormente, entretanto, o senador disse à PF que isso não ocorreu e que o ex-presidente apenas ouviu o suposto plano de Silveira.
Em junho, Moraes decidiu que o ex-presidente e o ex-deputado devem ser ouvidos nos desdobramentos desta apuração. Também no mês passado, Do Val foi alvo de busca e apreensão pela PF no âmbito do inquérito sobre os atos de 8 de janeiro. A operação foi autorizada por Moraes.
Além deste inquérito, o ex-presidente já prestou esclarecimentos à PF sobre os casos das joias sauditas, de divulgação de um vídeo com questionamentos sobre o sistema eleitoral dois dias depois dos atos de 8 de janeiro, e sobre a inserção de dados falsos no certificado de vacinação dele, da filha e de auxiliares pelo ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.
VEJA TAMBÉM: