O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (28) que o resultado das eleições municipais mostram uma vitória da direita e do “povo conservador”. O ex-mandatário disse que o “PT morreu” ao comentar a derrota de Guilherme Boulos (Psol), apoiado pelo presidente Lula, em São Paulo.
“Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz. Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil.
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito com 59,35% dos votos contra 40,65% de Boulos. Apesar de ter recebido o apoio de Bolsonaro, o emedebista teve o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como principal fiador de sua candidatura.
“Agradeço ao líder maior, sem o qual esta vitória não seria possível: meu amigo, que me deu a mão na hora mais difícil”, disse Nunes sobre Tarcísio em seu discurso da vitória.
O ex-presidente indicou como vice na chapa o coronel aposentado Mello Araújo (PL). Segundo Bolsonaro, Mello Araújo não será um “vice protocolar”.
“Ele vai circular em áreas e vai antecipar problemas para serem resolvidos. As pessoas em São Paulo entenderam que a direita tem a melhor proposta”, disse o ex-mandatário à CNN. Bolsonaro também falou sobre as derrotas m Fortaleza (CE) e Goiânia (GO) que, segundo ele, tiveram “sabor de vitória”.
“Em Fortaleza, tivemos um jovem que arrastou uma multidão, lutando contra a máquina. A capital está totalmente dividida. Foi uma derrota com sabor de vitória, porque a diferença foi pouca… Em Goiânia, uma operação da PF, quase às vésperas da eleição, atrapalhou, é evidente. Mas agora é olhar para a frente”, ressaltou.
O petista Evandro Leitão foi eleito prefeito da capital cearense com 50,38% dos votos, já André Fernandes (PL), apoiado por Bolsonaro, teve 49,63% dos votos válidos. Em Goiânia, Sandro Mabel (União) teve 55,53% e venceu Fred Rodrigues (PL), que conseguiu 44,47%. Mabel contou com apoio do governador do estado Ronaldo Caiado (União).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF