Um dia após o Ministério da Saúde anunciar a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou a medida
***) O mundo todo acompanha ansioso a corrida por um imunizante eficaz e seguro contra a Covid-19 e, nesse cenário, uma das candidatas que está em fase mais avançada de estudos é a vacina chinesa CoronaVac. No Brasil, ela está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.
Na terça-feira (20), foi anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina. Na quarta-feira (21), no entanto, a ação foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), faz "jogo político" quanto às negociações para compra de uma vacina da China contra a Covid-19.
Doria, por outro lado, pediu "grandeza para liderar o país para a saúde" ao presidente da República.
Ou seja: um debate político, que antecipa um possível confronto eleitoral em 2022, é o pano de fundo para esta polêmica, em meio à maior pandemia dos últimos 100 anos.
Este episódio do podcast 15 Minutos detalha este assunto. São dois convidados: os editores de República da Gazeta do Povo, Fernanda Trisotto e Rodolfo Costa.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF